Associado UXPA

Focus Group

Conduzidos por um moderador em uma atmosfera casual e apropriada, os grupos de discussão dão liberdade para que consumidores exponham suas idéias e experiências.

O que é?

É um estudo qualitativo, com discussões em grupo.

Esta técnica permite entender de forma profunda desejos, necessidades, motivações e comportamentos frente ao foco de interesse.

O grupo é orientado por um moderador que segue roteiro pré-determinado para a discussão.

Como funciona?

O estudo é realizado em grupo, onde os usuários discutem sobre temas propostos e que permitam ir mais a fundo e entender os desejos, necessidades e motivações de acordo com o perfil do público.

Os grupos representam os diferentes perfis comportamentais e demográficos do público e são realizados em sala especial, de espelhos.

Ao final dos grupos, os dados são interpretados e consolidados em um relatório com os resultados do estudo.

Quando fazer?

O Focus Group é apropriado quando o objetivo é explicar como as pessoas consideram uma experiência, uma idéia ou um evento. A discussão é muito útil em fornecer informações sobre o que as pessoas pensam ou sentem ou, ainda, sobre a forma como agem.

O Focus Group pode ser utilizado em quase toda situação que necessita de alguns insights preliminares. Embora utilizado em diversas situações, são três as aplicações mais freqüentes:

Conhecimento dos consumidores: Colabora com para aborver percepções, opiniões e preocupações do consumidor em relação a produtos e serviços.

Planejamento de um novo produto: Focus Groups são úteis na geração de idéias para novos produtos.

Propaganda: Auxilia na criação de conceitos criativos e materiais para a elaboração de propagandas, como palavras apropriadas, slogans, imagens e benefícios do produto avaliado.

retornar ao início

Ilustração Focus Group
Informações registradas pelo Focus Group são de grande valia, visto que dificilmente seriam coletadas através da simples observação da realidade
Avenida Nove de Julho, 5519 - Cj. 31 - São Paulo/SP
Tel: +55 11 3168-0075