Associado UXPA

Card Sorting

De maneira muito simples, o método permite entender como os usuários interpretam e classificam o conteúdo do sistema.

O que é?

É uma técnica utilizada para obter dados sobre o modelo mental dos usuários no que diz respeito ao espaço de informação. Realizado através de exercícios de categorizar cartões, com palavras ou conceitos, em grupos, objetos, idéias, etc., por semelhança.

O Card Sorting faz parte de uma abordagem centrada no usuário, onde o objetivo é aumentar a probabilidade do usuário encontrar uma informação.

O mesmo conjunto de informações pode ser organizado de várias formas, seguindo diferentes esquemas de organização. Um exemplo são as notícias de um jornal, que podem ser organizadas por assunto (economia, esportes, etc.), cronologicamente, pela data em que foi publicada, ou alfabeticamente, pelo nome do repórter.

Para que as pessoas encontrem as informações que procuram, o conteúdo deve ser organizado com base nas referências que elas já possuem. Isso colaborará com uma rápida taxa de aprendizado, que é o tempo necessário para que o usuário entenda como utilizar o sistema em questão.

Buscando um sistema fácil de usar, o exercício de Card Sorting ajuda a entender:

Quando fazer?

O Cardsorting pode ser realizado a qualquer momento. Seja durante a fase de desenvolvimento de um projeto, mesmo antes de possuir uma interface gráfica dependendo do tipo de validação desejada ou em um modelo já funcional, onde podem ser validadas as diversas categorias e nomenclaturas utilizadas no sistema.

Como funciona?

Uma sessão geralmente envolve participantes, um moderador e um consultor para tomar notas.

O moderador explica o propósito dos exercícios e então permite que os participantes agrupem os termos ou associem com as categorias propostas na tarefa. Além dos agrupamentos, os termos utilizados também questionados.

O consultor responsável por tomar notas, anota não somente o resultado do Card Sorting, mas também a interação entre os participantes (levando em consideração um grupo no teste e não um só indivíduo). Suas anotações incluem capturar termos importantes enquanto os participantes praticam think out loud.

Quais são os resultados?

Dependendo da finalidade do teste aplicado, poderá ser gerado:

retornar ao início

Ilustração Card Sorting
"Card Sorting é um método barato e confiável, que permite identificar padrões de como os usuários esperam encontrar o conteúdo estruturado na interface" - Donna Spender
Avenida Nove de Julho, 5519 - Cj. 31 - São Paulo/SP
Tel: +55 11 3168-0075