Associado UXPA

Por que investir em usabilidade?

“Usabilidade significa concentrar esforços para a facilidade do uso. Significa transformar a tarefa de alcançar uma meta simples, direta e o mais objetiva possível. Ela significa criar um sistema transparente que seja fácil de entender e operar instantaneamente. Usabilidade é pensar no usuário no início, no fim e sempre.” - Chris McGregor

Projeto Centrado no Usuário

A tecnologia não existe isoladamente, pois qualquer sistema ou interface será utilizado por pessoas em alguma instância.

Em um projeto centrado no usuário considera-se o ser humano como elemento fundamental e, a tecnologia deve servir para atender as necessidades e características humanas. Assim, a tecnologia não existe isoladamente, há o usuário que é influenciado por ela e que também a influencia em um ciclo iterativo de uso.

Maior Retorno

Os projetos centrados no usuário trazem um maior retorno devido a maior facilidade, compreensão e simplicidade.

Segundo estudo realizado pela NN/g, projetos sem investimento em estudos de Usabilidade, os usuários percebem benefícios padrão do sistema. Segue um gráfico exemplificando:

Gráfico Projetos Convencionais

Porém, em projetos com investimento em Usabilidade, os usuários percebem muito mais benefícios, uma vez que compreendem melhor o sistema, navegando de forma mais fácil e intuitiva.

Gráfico Projetos com Investimentos em Usabilidade

Vantagens

A aplicação consistente de análise de usabilidade se reflete em:

Um estudo da NN/g acompanhou 42 projetos e comprova a obtensão de resultados valiosos após investimentos em Usabilidade. Veja algumas:

Retorno após investimentos em Usabilidade
Métricas Média de melhora nos Projetos Web
Taxas de conversão/ vendas 100%
Tráfego / visitantes 150%
Performance / produtividade 161%
Uso de feature específica 202%

retornar ao início

Avenida Nove de Julho, 5519 - Cj. 31 - São Paulo/SP
Tel: +55 11 3168-0075